O caminho das estrelas – a astronomia e a matemática ao serviço da navegação

Horário: 14:00 às 18:00

Público-alvo: Professores de todos os ciclos, professores de matemática, física (astronomia), história, pais e educadores

Resumo:   Só em meados do século XVIII, com o cronómetro H4 de John Harrison, ficaria definitivamente resolvido o problema da determinação da longitude. No entanto, já no século XVI, portugueses e espanhóis mantinham carreiras regulares entre a Europa, a Ásia e as Américas, usando apenas o Sol e as estrelas como guias. Já nessa altura, a latitude era facilmente determinada a partir da observação da Estrela Polar no Hemisfério Norte, do Cruzeiro do Sul no Hemisfério Sul, ou do Sol na sua passagem meridiana a norte e a sul do Equador. Mas que cálculos eram feitos a bordo, que permitiam determinar a posição de uma caravela em alto mar apenas a partir da observação de astros a tão grande distância no espaço? E porque é que as resoluções dos problemas da latitude e da longitude ficaram separadas no tempo por mais de dois séculos?
Nesta sessão vamos conhecer os cálculos que os navegadores faziam, bem como a que instrumentos recorriam.
Bibliografia: A. Fontoura da Costa, A Marinharia dos Descobrimentos, 1983

Formador

Carlota Isabel Leitão Pires Simões   Código de registo: CCPFC/RFO-26135/09 Área: A43 – Matemática /Métodos Quantitativo  

Carlota Simões é Professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É licenciada (Matemática) pela Universidade de Coimbra e doutorada (Matemática) pela Universidade de Twente (Países Baixos). Como formação musical, tem o Curso Complementar de Música (Piano) pelo Conservatório de Música de Coimbra. Durante o período 2007-2019 fez parte da Direcção do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Actualmente é Membro Correspondente da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha e faz parte do “International Day of Mathematics Governing Board”. Tem como principais interesses a história e a divulgação da ciência.