Frações no 1.º Ciclo e 2.º Ciclo

Horário: 14:00 às 18:00

Público-alvo: Professores de todos os Ciclos de Ensino

Resumo:   Nesta sessão pretende-se revisitar o modo como podem ser introduzidos os números racionais não negativos no 1º ciclo do ensino básico. Procurar-se-á seguir em pormenor como surgem e são utilizados para a resolução de problemas os números e as “quatro operações”, começando-se por analisar o caso dos números naturais e por que razão se torna necessário introduzir os novos números representáveis por frações, o que há de essencialmente novo e o que é uma simples adaptação na extensão das operações, e como se situa o estudo das dízimas no âmbito desta extensão. Serão propostas algumas atividades, em particular com o objetivo de aproximar o nosso olhar sobre estes temas daquele que podem ter os alunos que pela primeira vez são com eles confrontados. Também se questionará que opções de entre as que têm sido tomadas nas últimas décadas no ensino das frações em diversos países poderão estar na base de algumas das dificuldades sentidas pelos alunos.

Formador

António Bivar Código de registo: CCPFC/RFO-06455/98 área: A43 – XXXXXX

Professor Associado do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências de Lisboa, aposentado, membro da equipa de coordenação científica das metas curriculares e novos programas de Matemática para o Ensino Básico e Secundário (2011-2015).